BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O que Voltaire diz já não condiz - Capítulo I


“O trabalho afasta três males: o aborrecimento, o vício, a pobreza”, dizia Voltaire. Pois bem, em Portugal e, nos dias que correm, o trabalho nunca conseguiu congregar tão bem estes três conceitos, pelo menos desde que eu me lembre.

Quem trabalha, cada vez tem de o fazer mais e mais e mais, diluindo desse modo e, por questões temporais, qualquer outra espécie de vício. O que me leva a pensar que o trabalho de certa forma tem-se tornado cada vez mais o vício dos necessitados, que o consomem para combater a pobreza que é uma réplica cada vez mais autêntica da realidade onde vivemos.

Quanto ao aborrecimento, esse é claro e por isso simples de explicar: Basta reflectirem (e isso faz-se enquanto estiverem a fazer as vossas necessidades básicas sem prejudicar de forma alguma o vosso pouco tempo) sobre a sobrecarga de trabalho quase sempre não remunerado que sustentam entre os vossos ombros todos os dias. É claramente um enorme aborrecimento.

E cá vamos nós sobrevivendo como sempre o soubemos fazer. Enganando a própria consciência com um futuro utópico e que nunca será, se nada fizermos, mais do que senão e só mesmo isso. Um futuro eternamente por acontecer porque o sonho não teve coragem de romper o útero da vida para se erguer como um homenzinho…

Até Breve.

2 comentários:

mpx disse...

Vê lá se voltas a escrevenhar pá! Já me fazia falta ler algumas coisas tuas.

Aquele abraço.

Pedro Rodrigues disse...

De vez em quando, quando o tal "tempo" sobra, sai alguma coisa. Aqui entre nós, que ninguém nos ouve, quanto muito talvez nos leia. Um junto uns trocados, mando um contentor de cachaça para uma ilha, umas sementinhas de lima e cana de açucar também, e já não escrevo é mais.

Abraço.